terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Seria a casa perfeita ?

A Casa Ecológica foi feita para mostrar uma forma ecologicamente correta de construir uma casa e mostra como a educação ambiental pode ajudar a todos. A "Casa Ecológica" passa a ser mais barata, por ser um investimento de longo prazo, porque os gastos com material e mão-de-obra na constrição dela será reembolsado na economia com energia eléctrica, na economia com gastos d'agua.
Podendo ser utilizado a energia solar e eólica para produção de eletricidade, a captação de agua da chuva para descarga do vaso sanitário, tanque, máquina de lavar roupa e torneira externa (para irrigação da horta, lavagem de pisos, veículos, e outros usos não potáveis.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Diminuir a poluição ou combater a fome ?

As grandes autoridades do mundo de hoje, têm duas preocupações, combater a fome e diminuir a poluição da atmosfera. Bom, pra diminuir a poluição já criaram os biocombustíveis - ué, bio combustiveis? não seria combustíveis feito de alimentos? - realmente eles são feitos de alimentos, mas calma ai, isso não vai na direção contraria da outra prioridade, qual seria a escolha certa pra essa duvida. Não serei eu que vou responder, mas, tenho em mente que ambas as idéias podem seguir sem uma atrapalhar a outra, para os biocombustiveis se usado apenas material de renovação mais rápidas e faceis que não tem tanto valor nutritivo para a dieta humana, como a cana-de-açúcar, como o próprio nome já diz usada para fazer nosso açúcar do cafezinho.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Fortaleza das semanetes?

Parece brincadeira, né ? Mais foi uma medidade segurança, tudo pra evitar que depois de "problemas" mundiais, não falte comida.
A Noruega, país que fica no norte da Europa, construiu um depósito para guardar todos os tipos de sementes conhecidas pelo homem. O depósito foi feito em uma ilha perto do pólo norte -perto do bom velinho-. As sementes saõ embrulhadas em papel aluminio e guardadas à temperaturas baixíssimas. Mais de 100 países já se uniram a idéia. A fortalezas um tipo de "cofre do fim dos dias" e é a construção mais segura do tipo no mundo. Este "cofre" tem o objetivo de proteger as sementes de possíveis catástofres, tais como: explosões nucleares, guerras biologicas, aumento excessivo do nível do mar e outras catástrofes de grande porte. Caso alguma delas se realize, as sementes estarão aptas a serem replantadas, e logo, reproduzir todas as espécies de planta existentes no nosso atual ecossistema.

Loucura ou prevenção? Não sei, oque vc acha dessa idéia?